Até quando amamentar?

A reposta ideal é, até quando a mãe e bebé quiserem!

Mas se olharmos para a nossa cultura tem uma questão bastante polémica, cheia de tabus e preconceitos. Diferente das culturas não ocidentais que amamentam de forma mais comum os seus filhos até 3-4 anos.

A antropóloga Katherine Dettwyler, formulou algumas hipóteses sobre esta questão, veja que interessante:

 

  • Considerando o peso de nascimento, os maiores mamíferos desmamam quando quadruplicaram o peso ao nascer, o que seria aproximadamente os dois anos e meio.
  • Considerando o peso de um adulto, muitos mamíferos desmamam ao alcançar aproximadamente a terceira parte o seu peso adulto. Isto aconteceria por volta dos 6 anos.
  • Segundo o peso da mãe, num grande número de primatas, a idade do desmame em dias é igual ao peso da fêmea adulto em gramas multiplicado por 2,71. Aplicando essa fórmula a uma mãe de 55 quilos, corresponderia desmamar aos 3 anos e 4 meses.
  • Segundo à duração da gestação, a relação entre a duração de aleitamento e a duração da gestação é muito variável entre os primatas, mas parece depender do tamanho dos indivíduos. Entre os nossos parentes mais próximos (em parentesco e tamanho), a relação é de 6,4 para o chimpanzé e de 6,18 para o gorila. Se assumimos que para o ser humano dita relação também deve ser superior a 6, o resultado é um mínimo de 4 anos e meio de aleitamento.
  • Segundo a dentição, o desmame costuma se produzir em muitos primatas próximo da erupção do primeiro molar permanente, o que corresponderia aos 6 anos no ser humano.
Como conclusão, Dettwyler supõe que a idade normal do desmame no ser humano deve estar em algum ponto entre os 2 anos e meio e os 7 anos de idade da criança.

Fonte: Olza, Ibone – formação avançada aleitamento materno e saúde mental – IESMP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.